Tempo de leitura: 4 minutos
A área fiscal e contábil das empresas é responsável por uma série de obrigações legais que requerem atividades diárias para a sua efetiva entrega. Os prazos são inegociáveis e os investimentos são limitados, fazendo com que a equipe esteja constantemente correndo contra o tempo. Nesse contexto, passa a ser essencial que os investimentos sejam assertivos e tragam retorno o mais breve o possível.
- Legislação extremamente detalhada
- Alta complexidade da operação
- Grande volume de informações
- Equipe reduzida
Há várias outras razões, mas a realidade é que a maioria das empresas não gosta de lidar com a parte fiscal e tributária do seu negócio, e os investimentos são geralmente priorizados para a atividade fim, ou seja, para a operação.
Assim, em determinadas situações as companhias acabam recorrendo às consultorias, isto é, profissionais da área fiscal que possuem conhecimento especializado e que podem auxiliar nas entregas fiscais com segurança para a sua companhia. A necessidade de consultoria especializada geralmente se justifica pela complexidade da operação e pelo seu volume.
O grande desafio dessa contratação está no custo. Sem capacidade de desenvolver o conhecimento interno em sua totalidade, os gestores terceirizam a função para empresas de consultoria. O resultado? Gastos muito acima do que seria realmente necessário, além da dificuldade em justificar esses valores para a diretoria.
Se destinar mais recursos internamente com a equipe ou contratar mais horas de uma consultoria não é possível, como entregar mais com menos sem perder qualidade?
A resposta está na utilização de tecnologia.
A consultoria é um braço muito importante para a entrega sem risco, mas sem a utilização de tecnologia, será um custo crescente e injustificável no longo prazo. Com a utilização da tecnologia rotinas poderão ser automatizadas, validações podem ser implementadas, processos poderão ser otimizados. Tudo se resume em empregar tecnologia para eficiência da área fiscal do seu negócio.